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Saiba quais os documentos necessários para realizar um inventário

É muito importante estar preparado na hora de realizar um inventário, com todos os documentos necessários em mãos, para evitar dores de cabeça durante o processo. 

 

Por mais que o inventário seja um tema comum, quando o assunto é herança e família é muito natural surgirem dúvidas referentes a documentação necessária para a construção dessa relação de bens.

 

Porém, não se preocupe! 

 

Ao longo desta leitura você vai entender melhor o porquê disso e o que é fundamental para realizar um excelente inventário, de forma tranquila! 

 

Pois aqui você vai encontrar:

 

  • 1. Quais os documentos necessários para os herdeiros?
  • 2.Quais os documentos essenciais do ente falecido e dos bens deixados por ele?
  • 3. O que fazer na ausência de algum documento necessário para realizar o inventário?

 

Tenha uma boa leitura!

1. Quais os documentos necessários para os herdeiros?

Buscar os documentos dos herdeiros é o primeiro passo para a construção de um bom inventário. 

 

Isso porque são eles que dão entrada no procedimento de relação e partilha dos bens. Tanto no âmbito judicial quanto no extrajudicial. 

 

Abaixo preparei uma lista da papelada indispensável para essa hora. 

 

Confira:

 

  • RG ou Carteira de Habilitação e CPF
  • Certidão de nascimento atualizada para os solteiros
  • Certidão de casamento atualizada para os casados, separados judicialmente e divorciados
  • Escritura pública de união estável para os companheiros

 

Anotou tudo direitinho?

 

Lembre-se: todos os herdeiros devem apresentar esses documentos, sem exceção. 

 

O intuito é que essas certidões, registros, declarações e escrituras sirvam para comprovar o parentesco, situação atual e o estado civil dos envolvidos, além de facilitarem no futuro o processo de partilha dos bens. 

 

Outra dica para te ajudar nesse momento é consultar um especialista em Direito de Família. 

 

Este profissional vai te ajudar com as legislações que devem ser seguidas na construção de um excelente inventário e te orientar como proceder após reunida toda documentação. 

 

E mais: um bom advogado vai saber que além de estar atento à documentação dos herdeiros, também é preciso reunir todos os documentos necessários do ente falecido e dos bens deixados por ele. 

 

Não se preocupe, eu vou te ajudar a saber quais são eles. 

 

Acompanhe:

2.Quais os documentos essenciais do ente falecido e dos bens deixados por ele?

Tão importante quanto separar os documentos dos herdeiros, é apresentar corretamente as documentações do ente falecido e dos seus bens. 

 

A gente entende que esse é um momento muito delicado, que envolve além das relações burocráticas inerentes a um procedimento de inventário, também atravessa as relações emocionais e os laços afetivos. 

 

Logo, para te auxiliar preparei uma lista com todos os documentos necessários e exigidos por lei. 

 

Acompanhe!

 

Do ente falecido:

 

  • Certidão de óbito. 
  • Certidão de casamento atualizada para os casados.
  • Escritura pública de união estável atualizada, para os companheiros.
  • Certidão do pacto antenupcial atualizado, se existir.
  • Certidão de nascimento atualizada para os solteiros.
  • Certidões negativas de débitos com a União, estados e municípios em nome do falecido.
  • Certidão de informações sobre existência ou não de testamento.
  • Comprovante do último domicílio.

 

Dos bens:

 

  • Certidão da matrícula atualizada no Cartório de Registro de Imóveis comprovando a propriedade.
  • Certidão negativa de ônus reais dos imóveis.
  • Guia de pagamento do IPTU ou outro documento municipal que comprove o valor venal do imóvel.
  • Certidão negativa de débitos municipais.
  • Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) para os bens dessa categoria.

 

Atenção: o prazo determinado pelo Código de Processo Civil para que os herdeiros iniciem os processos referentes à herança é de 60 dias contados a partir da data do óbito. 

 

Então, o melhor a se fazer é começar a planejar, com a ajuda especializada, para evitar possíveis transtornos no futuro. 

 

Imagine só, estar tudo pronto para iniciar o processo de inventário, mas você percebe que perdeu o prazo, ou pior, não tem em mãos algum dos documentos necessários e isso te impede de prosseguir nos trâmites de partilha dos bens?

 

É uma situação muito chata e ninguém quer passar por isso

 

Mas não se preocupe, veja a seguir o que fazer na falta de algum documento importante: 

3. O que fazer na ausência de algum documento necessário para realizar o inventário?

Você sabia que são muitos os motivos para que falte alguma documentação ao decorrer do processo de inventário? 

Quer um exemplo?

Uma situação muito recorrente é a de imóveis que foram comprados, mas que nunca tiveram alguma escritura, ou que não tiveram nenhum registro de transferência formal.

Ou seja, a documentação desses imóveis nunca chegou sequer a existir! 

E o que fazer em casos como esses?

Nessas situações, podem ser utilizadas outras provas que confirmem a propriedade sobre aquele bem. 

Por exemplo: contratos de compra e venda, provas da propriedade, contas no nome do proprietário, entre outros.

É em momentos assim que a presença de um advogado especialista em Direito da Família também faz toda a diferença. 

Pois, é esse profissional que vai te orientar sobre o melhor caminho a seguir.

Além do mais, o auxílio jurídico facilita tanto a organização de documentos para o procedimento de inventário, quanto também ajuda no pagamento de eventuais dívidas e impostos deixadas pelo falecido, organização da partilha e imposições legais.

 

Viu só? Os benefícios são muitos! 

 

Então não hesite em procurar ajuda. 

 

Combinado?

Conclusão

Por aqui vimos quais os documentos essenciais para iniciar o processo de inventário. Vimos também o que fazer na ausência de algum deles. 

 

A partir desse conhecimento, tenho certeza que você deve estar mais preparado para enfrentar todos os processos burocráticos da relação e partilha de bens e se sair muito bem. 

 

Isso porque agora você também sabe que não precisa fazer isso sozinho, pois um excelente advogado especialista em Direito de Família pode te ajudar. 

 

E mais: aqui você entendeu:

 

  1. Qual a relação de documentos para os herdeiros em um processo de inventário
  2. Quais os documentos essenciais do ente falecido e dos bens deixados por ele

 

Reforço: caso precise de ajuda, fale com a gente! 

 

Até a próxima.