Blog Voltar

Sucessão familiar: como realizar um ótimo planejamento

Iniciar um plano de sucessão familiar pode ser muito complexo. 

 

Isso porque estão envolvidos nesse processo relacionamentos e emoções, muito além das burocracias jurídicas. 

 

Além disso, dois dos grandes obstáculos costumam ocorrer: a falta de orientação de um profissional e a falta de comunicação franca entre as partes envolvidas. 

 

E apesar do consenso em questões familiares parecer difícil de ser alcançado, não é! 

 

Um ótimo planejamento é sem dúvidas a solução para isso não acontecer. 

 

Pensando nisso, escrevi este post com os seguintes tópicos:.

 

  • Por que um plano de Sucessão Familiar é tão importante?
  • Como estabelecer estratégias de sucessão?
  • 3 dicas para realizar um ótimo planejamento de Sucessão Familiar
  • Qual a importância da orientação de um profissional especializado para o plano de Sucessão Familiar?

 

A partir de agora você vai entender porque é importante elaborar um plano de sucessão, como estabelecer estratégias para colocar esse planejamento em prática e, por fim, porque  é fundamental ter a devida orientação para o sucesso do plano.

 

Vamos lá?

 

Acompanhe e tenha uma ótima leitura!

1.Por que um plano de Sucessão Familiar é tão importante?

Um dos principais motivos que revelam a importância de um plano de sucessão familiar é a minimização dos riscos que envolvem todo o processo de escolha do sucessor

 

Isso porque não ter um bom planejamento, pode acabar em prejuízos a longo prazo por causa de uma escolha pouco elaborada. 

 

As questões emocionais que giram em torno de uma empresa/negócio familiar, por exemplo, podem ser determinantes tanto para a sua evolução, quanto para a sua queda. 

 

Primeiro porque a escolha do sucessor sem um plano de sucessão, pode ser guiada por preferências pessoais e não por orientações técnicas. 

 

Isso pode resultar no risco de confiar uma função a alguém que não será capaz de executá-la, pois não está preparado para o cargo.

 

Vejamos outras consequências de uma sucessão familiar feita sem um bom planejamento: 

 

  • Queda na qualidade da gestão 
  • Perda de contratos
  • Redução da capacidade financeira 
  • Falência.

 

Veja que a sucessão feita de qualquer maneira também duplica as chances de conflitos e divergências entre os membros da família. 

 

Isso torna o clima organizacional pesado e gera insegurança entre os colaboradores.

 

Esse é um cenário que a gente não quer que se concretize, não é mesmo?

 

Nesse contexto, o plano sucessório surge como a principal ferramenta para fazer a escolha do sucessor de forma segura e com mais chances de sucesso.  

 

Desse modo, essa escolha tão importante não será feita apenas por motivos pessoais, mas sim pela certeza de que essa pessoa é a mais indicada e preparada para o cargo.

 

Além disso, o plano de sucessão também é importante na questão de transparência conferida ao processo. Isso traz confiança aos funcionários e a todas as outras partes envolvidas.

 

Em resumo, é fato que seguir um ótimo planejamento de Sucessão Familiar, entre outros benefícios, diminui os possíveis conflitos familiares e aumentam as chances de escolher o profissional mais indicado.

 

Além de proporcionar uma transição segura no comando dos negócios e passar a confiança aos funcionários de que a empresa orienta suas escolhas através de informações técnicas.

 

Isso tudo potencializa as possibilidades de uma sucessão segura para todos os envolvidos e age diretamente na minimização de riscos de falência.

 

Agora vejamos a seguir como começar a montar estratégias para a construção desse planejamento de sucessão. 

 

Vamos lá?

2.Como estabelecer estratégias de sucessão familiar?

Montar estratégias permite que a sucessão familiar seja feita da melhor forma possível. 

 

Além de garantir maior segurança jurídica no processo de transição de poder.

 

Desse modo, na hora que você for estabelecer estratégias para a sucessão da sua família, é interessante fazer uma pesquisa com todas as partes envolvidas no processo. 

Essa abordagem tem como objetivo revelar as opiniões dessas pessoas e as diferentes representações sobre o planejamento familiar. 

Além disso, essa pesquisa também permite analisar se os envolvidos estão em sintonia e, assim, alinhar as estratégias e desejos de ambos para um bem comum.

Vale ressaltar que estabelecer estratégias de sucessão como essa é importante, pois faz com que os envolvidos no processo valorizem todos os esforços na elaboração do plano de sucessão da empresa.

E atenção: não é recomendado romper com a história da companhia para começar um novo capítulo agindo como se o planejamento de sucessão familiar não tivesse importância. 

Desse modo, olhar para o passado e para o futuro será determinante para se estabelecer as estratégias a serem adotadas.

Agora que você chegou até aqui, anote as dicas que darei a seguir: 

3. Três dicas para realizar um ótimo planejamento de Sucessão Familiar

É fato que a família é o foco principal desse tipo de planejamento de sucessão.

 

Caso você esteja disposto a elaborar um ótimo plano, sem dúvidas deve pensar em como a administração dos bens vai afetar suas relações familiares.

 

Por isso, todo cuidado é pouco. 

 

Pensando nisso, destaquei abaixo três dicas importantes para ter a melhor chance de uma sucessão familiar bem-sucedida.

 

Acompanhe:

 

  1. Planeje com antecedência: Quanto maior o tempo investido no planejamento de sucessão, mais suave é o processo de transição. Tem planos que começam a ser elaborados com até 6 anos de antecedência. 
  2. Envolva os membros da família: A discussão e construção do plano ajuda a identificar quem na família quer se envolver diretamente e quem está focado em outras perspectivas de carreira. Além de evitar futuros conflitos.
  3. Conte com apoio de profissionais: Contar com o apoio de profissionais especializados acelera todo o plano de sucessão. E também pode evitar os prejuízos de uma sucessão mal conduzida.

Anotou tudo? 

 

Pois bem, essa escolha de um bom profissional implica diretamente na qualidade e eficiência do plano.

 

Veja porque:

4. Qual a importância da orientação de um profissional especializado para o plano de Sucessão Familiar?

 

Toda! A consultoria de um profissional especializado é fundamental para a elaboração de um ótimo planejamento de sucessão familiar.

 

Você sabe o porquê disso?

 

Isso é necessário porque, geralmente, esse é um momento delicado e se feito de qualquer maneira, pode ter resultados desfavoráveis para as partes envolvidas. 

 

Além de que esse processo contém muitos detalhes jurídicos que podem ser melhor acompanhados por um profissional, como por exemplo, a etapa de recolhimento da documentação necessária e a fase de escrita do planejamento. 

 

Sendo assim, com o intuito de impedir isso e garantir que a transição não afete negativamente a família, o ideal é seguir um planejamento sucessório tendo o apoio de um bom advogado. 

 

E meu último conselho é: invista nisso! E seu planejamento sucessório vai ter o que é preciso para ser bem sucedido.

Combinado ?

Conclusão

Agora você já sabe o quanto é importante montar uma estratégia para executar um bom plano de sucessão familiar, não é mesmo?

E mais. Que sem um planejamento, a sucessão familiar pode ser má sucedida para todas as partes envolvidas.

 

Além disso aqui você descobriu também:

  • Quais as dicas principais para iniciar o planejamento da sucessão
  • E qual a importância da orientação de um Advogado especialista 

Afinal, como você já deve ter percebido, todo o planejamento para sucessão familiar envolve bastante trabalho, atenção, observação e conhecimento, além de equilíbrio afetivo e financeiro. 

E apenas um especialista em Direito de Família vai saber a melhor forma de conciliar todas essas variáveis. 

Mas se você ficou com alguma dúvida,, fale conosco. 

Por fim, espero que esse conteúdo tenha te ajudado até aqui. 

Até a próxima!