Blog Voltar

Advocacia Preventiva: estratégia inteligente e econômica para sua empresa

Por Isabella Hocayen Padilha, advogada inscrita na OAB/MG sob o nº 167.143*

Atualmente muito se fala sobre empreender; e quem gere seu próprio negócio enfrenta uma série de desafios diariamente. Muitos empresários acreditam que assessoria jurídica seria algo caro e ineficaz, no entanto, ao contrário do que se imagina iremos explicar que um escritório que presta uma boa assessoria economiza dinheiro, tempo e problemas judiciais para o empresário.

Na trilha empresarial a segurança proporcionada pela previsibilidade dos riscos e a prevenção pode significar a continuidade do negócio, a manutenção da saúde financeira da empresa e a preservação de empregos, com isso observa-se a importância do apoio dado pela advocacia preventiva, que pode minimizar problemas e desviar-se conflitos que seriam evitáveis por uma consultoria prestada de forma profissional e individualizada.

Qual a finalidade dessa assessoria?

Nesses casos o objetivo principal é consultoria especializada é impedir que surjam problemas (previsíveis e, portanto, evitáveis), diminuindo a probabilidade de possível ajuizamento de ações judiciais, que além de aborrecer o empresário pode ser bem onerosa para a empresa.

Os negócios saudáveis buscam diminuir a quantidade de ações judiciais contra si e afastar a possibilidade de novas ações, tendo assim mais tempo para negociar, construir uma imagem mais consistente, respeitável e segura com seus clientes e fornecedores. E, melhor ainda, tem maior lucro.

Os bons administradores têm o advogado como aliado na busca incansável pelo crescimento e estabilidade do negócio, pois conta com aconselhamento feito por um profissional capacitado, especializado nas diversas áreas em que a atividade empresarial se desenvolve, promovendo uma postura preventiva no trato das questões jurídicas, de maneira a prevenir problemas, os quais podem acarretar custos altos para sua solução. Esse é um investimento que traz significativos benefícios, não somente no campo estritamente financeiro, mas também no que diz respeito à economia de tempo, por conta da orientação profissional criteriosa e prévia.

Como seria a atuação do advogado para empresa?

A ação do advogado no meio empresarial envolve um leque de questões, como por exemplo recomendação sobre a estrutura jurídica apropriada a empresa, orientação sobre a legislação trabalhista, elaboração e acompanhamento dos contratos, orientação na esfera tributárias, admissão e demissão de funcionários, blindagem patrimonial, o planejamento sucessório e a análise de viabilidade de novas estratégia, entre outros.

Com o auxílio do profissional qualificado, o empreendedor desenvolve sua capacidade de mensurar riscos e tomar decisões com mais segurança, o que majora as chances de o negócio prosperar.

Com essa assessoria do profissional competente, a relação custo x benefício da empresa mostra-se muito mais vantajosa no aspecto econômico quando comparada com os gastos decorrentes de demandas judiciais, como por exemplo somando os gastos com despesas com custas processuais, sucumbência, perícias, honorários advocatícios, multas, eventual penhora de bens, bloqueio de contas bancárias.

A empresa não tem aptidão para suportar todos os desafios em que são submetidas no dia a dia, mas com a equipe de profissionais adequados e competentes, torna-se mais fácil contornar os empecilhos. Cada negócio com sua particularidade deve ser atendido de forma criteriosa, contratando a assessoria já estará prevendo os riscos do negócio.

Conclusão

Por fim, pode-se dizer que a advocacia preventiva é estratégica, servindo para qualquer empreendimento, pois para os que administram de forma planejada e bem auxiliados, sobra tempo para execução de seus projetos, implementação de novas ideias e consequentemente ampliação de seus negócios, o que os coloca à frente no mercado. Como estamos em uma geração em que tudo ocorre em um ritmo acelerado, o negócio demanda atitudes ágeis e eficientes. O ramo da advocacia já está se aperfeiçoando e acompanhando a essa nova realidade e os serviços de assessoramento vêm motivando resultados bastante positivos.

* Pós-Graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Damásio de Jesus. Graduada em Direito pelo Instituto Vianna Junior. Advogada (OAB MG 167.143) no escritório Oliveira & Araújo Advogados Associados – Juiz de Fora/MG

Cadastre-se e receba dicas e novidades exclusivas